CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
BÁSICA PARA JOVENS E
ADULTOS - TOLEDO
ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Rua Guarani, 1640 Centro
Fone/Fax: 45 3252-7479 Toledo Paraná.
Guia de Estudos de SOCIOLOGIA 2013
ORIENTAÇÕES
PARA A ORGANIZAÇÃO INDIVIDUAL DO ESTUDANTE
Disciplina
de Sociologia Individual
1.
Apresentação
da disciplina de Sociologia
Caro estudante:
Você irá descobrir coisas fascinante que permitem valorizar sua vida,
amar e respeitar a si mesmo bem como as coisas que nos cercam, e passará a
entender os fenômenos que ocorrem na sociedade em sua volta.
A mensagem central que propomos é que a
Sociologia nos ajuda a refletir sobre as certezas que temos porque põe
sob observação nossas opiniões mais enraizadas. É um campo do conhecimento que
modifica nossa percepção sobre o que vivemos em nossa rotina e assim contribui
para alterar a maneira de vermos nossa própria vida e o mundo que nos cerca.
Seu papel é, em outras palavras, nos ajudar a estranhar aquilo que se mostra
evidente ou familiar; desnaturalizar aquilo que parece natural ou normal;
servir como “mapa” diante das inquietações sociais e culturais dos dias de
hoje. Pretendemos que os estudantes cheguem à compreensão de que a Sociologia
trata de assuntos que eles já conhecem, mas de uma nova maneira, e se sintam
permanentemente convidados a aprender e
a praticar o pensar sociológico através das pesquisas que estamos sugerindo.
A sociedade é uma complexa teia de relações que se estabelecem entre os
seres humanos. São relações de ordem política, econômica, cultural, afetiva,
educacional, religiosa, dentre outras. Em cada momento histórico os humanos
inventam e reinventam fios que irão sendo tecidos de acordo com suas
necessidades, tanto materiais como subjetivas, isto é, seus valores e crenças,
transformando as coisas do mundo
É importante destacar que a proposta pedagógica que estamos estabelecendo
afasta-se da noção ainda presente na educação de que o estudante é mero
receptor de conteúdos prontos. Estamos convencidos de que o repertório cultural
dos estudantes deve ser considerado, e, nesse sentido, o conteúdo que estaremos
utilizando procura dialogar com as redes de experiências sociais dos
estudantes, tomadas como fontes ricas que permitem fazer de cada aula um
verdadeiro laboratório de sociologia.
Nossa proposta
deseja contribuir para que o estudante desenvolva uma visão critica da
sociedade contemporânea. Ao compreender melhor a dinâmica de sua
sociedade, também poderão perceber que
são agentes, que têm força política e capacidade de construção de uma sociedade
mais justa. Por isso, a todo momento serão estimulados a explicar suas
interpretações pessoais sobre o mundo e convidados a desenvolver a “imaginação
sociológica”, que é o projeto cultural da disciplina, ou seja, estabelecer as
conexões entre as experiências individuais (biografia) e a vida em sociedade
(história).
O estudante, por
sua vez, precisa conscientizar-se do papel ativo que ele próprio tem em sua
formação escolar, reconhecendo o caminho que terá de percorrer para chegar à
compreensão do que está sendo estudado: ler, refletir, dissertar, estudar,
discutir, debater, pesquisar, produzir. As atividades contribuem para isso que
lhes propomos.
Os objetivos
gerais da sociologia são também nossas apostas e desafios:
a)
Caracterizar a disciplina como um campo científico e
diferenciá-la do senso comum;
b)
Identificar questões sociológicas do cotidiano;
c)
Reconhecer a pluralidade de interpretações sobre ávida social
oferecida por sociólogos e outros estudiosos da área das ciências humanas;
d)
Conhecer interpretações sobre
a vida social;
e)
Ler sociologicamente o mundo, usando diferentes
linguagens (textos jornalísticos,
literários, fotografias, ilustrações, filmes, gráficos e tabelas etc.)
f)
Desenvolver e exercitar a imaginação sociológica;
- Horários de atendimento
Manhã: quarta-feira das 07 h e 40 min. às 11h e 15 min.
Tarde: segunda-feira das 13 h e 30 min. ás 17 h e 05 min.
Noite: quarta-feira das 19 h e 10 min. ás 22 h e 45 min.
- Carga horária
A disciplina de Sociologia contempla um total mínimo de 64
horas aula, distribuídas em dois módulos de 32 horas cada uma. Que compreendem
os conteúdos descritos na tabela das atividades abaixo que serão realizadas com
o auxílio do livro didático de Sociologia e demais materiais fornecidos pelo
professor.
Módulo
1_______________________________________________________________
O processo de socialização e as
instituições sociais;
Trabalho, produção e classes sociais;
1.1 O
que é sociologia?
O nascimento da sociologia
|
Questionário
Uso
do livro páginas 8 a 19.
|
Aproximadamente
4 horas aula.
|
1.2 A
sociologia vem ao Brasil
Brasil, mostra a tua cara!
|
Questionário
Uso do
livro páginas 130 a 147.
|
Aproximadamente
4 horas aula.
|
1.3 O
apito da fábrica
Émile Durkheim e os fatos sociais
|
Questionário
Uso do
livro páginas 20 a 33.
|
Aproximadamente
4
horas aula.
|
1.4 Quem
faz e como se faz o Brasil?
A sociologia e mundo do trabalho
|
Questionário
Uso do
livro páginas 148 a 167.
|
Aproximadamente
4
horas aula.
|
1.5 Tempo
é dinheiro!
Max weber e os caminhos da
racionalidade
|
Questionário
Uso do
livro páginas 34 a 47.
|
Aproximadamente
4
horas aula.
|
1.6 A
Instituição religiosa;
O Brasil ainda é um país católico?
Por que a sociologia se interessa
pela religião?
|
Questões
a serem respondidas com base no livro Tempos Modernos nas páginas 168 a 181 e Livro Didático
Público nas páginas 83 a 97.
|
Aproximadamente
4
horas aula.
|
1.7 Trabalhadores
uni-vos!
As classes sociais
Karl Marx e Frederich Engels
|
Questões
a serem respondidas com base nas páginas 58 a 71 livro e uso da apostila.
|
Aproximadamente
4
horas aula.
|
1.8 Desigualdades
de várias ordens
Brasil, país das desigualdades?
Todos iguais ou muito diferentes?
|
Questões
a serem respondidas com base nas páginas TM 192 a 205 e do LDP 123 a 139
|
Aproximadamente
4 horas aula.
|
Filmes
: Tempos Modernos
Curta metragem Ilha das flores
Os Deuses devem estar loucos
O preço do amanhã
Vídeo Aquarela do Brasil
Vídeo os Simpsons vem ao
Brasil
Vídeo a História das coisas
Módulo
2_______________________________________________________________________
Poder, política e ideologia;
Direitos, cidadania e Movimentos Sociais.
Cultura e indústria cultural;
|
||
2.1 Poder,
política e ideologia
Liberdade ou segurança?
As muitas faces do poder.
A instituição escolar
|
Questões
a serem respondidas com base nos livros TM nas páginas 72 a 97 e LDP 67 a 81
–
|
Em torno de 4 horas aula.
|
2.2 Participação
política, direitos e democracia.
Democracia se aprende e cidadania
também.
|
Questões
a serem respondidas com base nos Livros LDP nas páginas 191 a 205, e no TM
nas páginas 206 a 221
|
Em
torno de 4 horas aula.
|
2.3 -
Direitos cidadania e movimentos sociais.
|
Questões
a serem respondidas com base no livro LDP nas páginas 216 a 249
|
– em torno
de 8 horas aula + produção de trabalho sobre Movimentos Sociais.
|
2.4 -
Desenvolvimento do conceito de cultura, diversidade cultural;
|
Questões
a serem respondidas com base no Livro LDP nas páginas 124 a 139
|
Em torno
de 4 horas aula
|
2.5
Etnocentrismo: do preconceito ao racismo.
Sonhos de
Civilização
|
Questões
a serem respondidas com base nos livros LDP nas páginas 143 a 157 e TM 98 a
109
|
Em torno
de 4 horas aula.
|
2.6 -
Ideologia e indústria cultural.
|
Questões
a serem respondidas com base no livro LDP nas páginas 110 a 121 e 191 a 205
|
Em torno
de 4 horas aula
|
2.7 - O
que consomem os brasileiros.
|
Questões
a serem respondidas com base nas páginas 234 a 259
|
Em torno
de 4 horas aula.
|
- Avaliação corresponde a seguinte somatória
- Atividade de pesquisa 1/resoluções de questões - 1,5
- Prova 1 - 3,5
- Pesquisa e produção de trabalho temático 2 resolução de questões - 1,5
- Prova 2
- 3,5
Média
da nota 10,0
A oferta de recuperação de estudos
será realizada paralelamente ao processo ensino-aprendizagem, considerando a
apropriação dos conhecimentos básicos, sendo direito de todo educando,
independente do nível de apropriação dos mesmos. Será realizada com atividades
significativas, com indicação de roteiro de estudos e no caso da prova será
realizada prova substitutiva com o mesmo peso da anterior.
Observação:
No blog http://limiardasociologia.blogspot.com.br/
você encontrará diversos textos, apostilas, questões sobre o Enem e links para
vídeo aulas de sociologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário